Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

"I Left my Heart in San Francisco"...

O clássico romântico "I Left my Heart in San Francisco", composto em 1954, não poderia ser mais fiel à cidade californiana. As colinas, o cable car, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante descritos na música fazem parte do cotidiano dos cerca de 800 mil moradores de San Francisco, costa Oeste dos Estados Unidos.






Com uma população equivalente à de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, a cidade recebeu cerca de 16 milhões de visitantes em 2007 (vinte vezes mais do que o seu número de residentes). Além disso, mais de 50% de seus habitantes são imigrantes ou têm ascendência estrangeira,daí seu ar cosmopolita. 
San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, a Golden Gate Bridge.





A cidade oferece atividades de cultura e de lazer durante o ano inteiro. Dependendo da estação, o turista pode acompanhar temporadas de balé, de óperas, o SFJF (San Francisco Jazz Festival), a parada do orgulho gay, maratonas, festas de Halloween (Dia das Bruxas) e até Carnaval (normalmente acontece em maio ou junho). São 78 teatros e casas de espetáculo, 65 museus e 4.375 restaurantes, segundo dados da Prefeitura.

Apesar de rica, a vida noturna começa e termina cedo em San Francisco. Nos dias úteis, a maioria dos restaurantes fecha suas cozinhas às 21h e, nos fins de semana, às 23h. Quem chega em cima da hora, corre o risco de receber um serviço menos caprichado. Por volta das 2h, a cidade começa a esvaziar, e quem quer movimento tem de ir para a Castro -rua preferida dos gays- ou para a Mission Street.



Com tanto apelo pela diversão, é preciso gastar algum dinheiro. O custo de vida na Califórnia é um dos mais altos dos Estados Unidos. Os preços de comida, bebida, hotéis, transportes e estacionamentos não são nada filantrópicos. E ainda tem a Union Square, o bairro de Chinatown, o Distrito Financeiro e outras regiões de compras que levam muitos turistas a extrapolar seus orçamentos de viagem.

                     
     



Na bagagem, até os mais calorentos devem levar um casaco. O clima de San Francisco varia bruscamente num mesmo dia. Mesmo no verão, a temperatura pode cair até 9ºC, da manhã para a noite. É comum enfrentar frio de 16ºC nos meses de junho e julho. O clima é seco, variando entre quente e frio.
Idioma - inglês é o idioma oficial, mas fala-se também o espanhol em quase todos os bares, restaurantes e hotéis, por causa do grande número de imigrantes latinos (majoritariamente mexicanos) que moram no Estado.
Internet- O acesso à Internet pode ser obtido em quase todos os hotéis, bares e cafés. Muitos cafés e bares oferecem acesso gratuito e conexão rápida e sem fio.
Segurança - É seguro andar e dirigir em San Francisco, à noite e durante o dia. Turistas de todo o mundo costumam fazer compras e deixar os pacotes nos carros enquanto visitam a cidade.


Site da cidade - www.sfgov.org

Site de turismo do país - www.usa.gov/Citizen/Topics/Travel.shtml

Site de turismo da cidade - www.onlyinsanfrancisco.com