Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

ROCKY MONTAINS - PARTE I

As Montanhas Rochosas são uma importante cordilheira localizada na América do Norte Ocidental e prolongam-se por mais de 4.800 km a partir da Columbia Britânica (Oeste do Canadá) até o Novo México, (Sudoeste dos Estados Unidos) e foram formadas há cerca de 70 milhões de anos atrás no período Cretáceo. Desde então, a erosão pela água e os glaciares esculpiram a terra em vales e picos íngrimes.

Atualmente, grande parte da cordilheira é protegida por PARQUES NACIONAIS sendo um destino turístico, especialmente para esquiar. A população nativa é pouco densa, com uma média de quatro pessoas por km², havendo poucas cidades com mais de 50.000 habitantes. Todos os anos as áreas pitorescas e as oportunidades recreativas das Montanhas atraem milhões de turistas, para caminhar, acampar ou simplesmente visitar.

Durante o verão, as atrações turísticas principais são os Parques nacionais americanos e canadenses. Entre os últimos, destacam-se:

Parque Nacional Banff

Parque Nacional Jasper

Parque Nacional Kootenay

Parque Nacional Waterton Lakes

Parque Nacional Yoho

Os canadenses tem uma forte relação com as montanhas e muito respeito pela natureza. O verão é a estação onde as cidades perdem seus habitantes para os roteiros de acampamentos. E as estradas se enchem de carros, motos, trailers e motor homes, a maioria se deslocando para os Parques ou para passear nas cidades pequenas que estão localizadas em pontos turísticos importantes como Canmore, Banff, Lake Louise e Jasper (refiro-me a elas porque são as mais próximas a Calgary). A maoria dos Parques apresenta excelente estrutura para acampamentos, como local para churrasco, fogo para aquecimento (com lenha) e ótimos banheiros limpos com chuveiros e água quente até nas torneiras das pias. As lixeiras são especialmente projetadas para evitar o ataque dos ursos que são atraídos pelo cheiro dos restos de comida depositados e todo lixo deve ser colocado nelas.

No inverno os Parques Nacionais são fechados e os turistas buscam grandes hoteis, pousadas pequenas ou outras maiores com cabanas belissimas em estilo típico montanhês.

As fotos que seguem retratam um pouco da beleza que captamos em Banff e Invermere On The Lake. Nesta última existe uma bela estaçao de águas minerais com temperaturas acima de 50oC (Radium Hot Springs), funcionando o ano todo, sendo impressionantes os cartões postais dos banhos quentes durante as quedas de nevascas, em pleno inverno.

BANFF



















ROCKY MONTAINS - PARTE II

BANFF
















domingo, 29 de agosto de 2010

CALGARY - UM MIX DE EMOCÕES...PARTE I

CALGARY é uma cidade onde predominam muitas culturas, muitos costumes.. onde os estrangeiros são bem-vindos. É comum ver-se trajes típicos de outros países e diversas línguas pelas ruas e nos grandes shoppings (existem centenas deles... por toda parte, praticamente em todos os bairros...). A comida também é abundante nos restaurantes dos centros de compras.. sendo muito freqüentes as cozinhas japonesa, tailandesa, indiana, coreana, grega, vietnamita e de muitas outras nacionalidades mais conhecidas dos brasileiros (tal como a italiana, chinesa, etc.). Sendo um país bilíngüe, o Canadá apresenta todo e qualquer produto em inglês e francês nas embalagens: o que porventura não se entende completamente em uma língua, complementa-se com a outra, facilitando muito a identificação do que se pretende comprar. O consumo é extremamente estimulado e a maioria dos produtos baixa sensivelmente de preço se comprada em grande quantidade. As liquidações são freqüentes no final das estações e os preços são muitooooooooo atraentes !! Como o verão é curto por aqui, as flores estão por toda parte.. nos parques públicos, nos postes, nos jardins das casas, na janelas, nos ambientes fechados, colorindo tudo ao nosso redor. O verão também é a estação das festas de rua, onde o povo confraterniza e saúda o sol e o calor. O outono começa a se fazer presente no colorido amarelado das folhas das árvores, mais tarde com muitos tons de vermelho até chegar ao marron e tingir as calçadas e gramados... O inverno é longo, frio e muito rígido: estação da brancura da neve e do gelo mas, por enquanto, está longe e só começará a dar sinais de sua existência lá pelo final de outubro...!